Programa de Pós-graduação em Geografia
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 18/06/2024 - 15:38
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Uberlândia foi criado no ano de 1997. O curso de Mestrado em Geografia foi autorizado pela Resolução Nº02/97, de 25/04/1997, do Conselho Universitário da UFU e recomendado pelo grupo técnico consultivo da CAPES em 12/11/1997. O curso de Doutorado foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFU em 26/07/2002 (Resolução N⁰06/2002) e recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em março de 2003.
Nesse período o PPGEO vem contribuindo de forma intensa para o progresso da Geografia brasileira, com o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional e órgãos de fomento pela sua produção e relevância.
O PPGEO já recebeu diversas premiações de dissertações defendidas em eventos anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia - ANPEGE.
Atualmente, o Programa está classificado com o conceito 5 da CAPES.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi criada em 14 de agosto de 1969 e federalizada em 24 de maio de 1978. Sua estrutura universitária está organizada em unidades acadêmicas compostas de faculdades e institutos, dentre os quais, faz parte o Instituto de Geografia. Na década de 1980, a ênfase da UFU estava pautada nas atividades de ensino na graduação. No decorrer dessa década e início dos anos de 1990, as políticas de qualificação do corpo docente voltadas ao mestrado e doutorado propiciaram as bases necessárias para a implantação da pós-graduação stricto sensu, o que ocorreu, no final da década de 1990.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFU foi implantado em 1997, com o curso de Mestrado em Geografia, autorizado pela Resolução nº 02/97 de 25/04/1997 do Conselho Universitário da UFU e recomendado pelo grupo técnico consultivo da CAPES, em 12/11/1997. A primeira turma iniciou em março de 1998 e até o final de 2002 funcionou com a Área de Concentração denominada “Planejamento Sócio-Espacial” com três Linhas de Pesquisas, a saber: 1) Análise, Planejamento e Gestão Ambiental; 2) Cidade e Campo - Relações Políticas e Sócio-espaciais e 3) Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
O Curso de Doutorado foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia em 26 de julho de 2002 (Resolução No. 06/2002 - CONSUN), e recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em março de 2003 (Of. CTC/ Nº. 75/2003 de 24 de março de 2003) e a primeira turma ingressou em agosto de 2003. A partir de então, o Programa passou a ter a Área de Concentração “Geografia e Gestão do Território”, possuindo 3 três Linhas de Pesquisa: I – Análise, Planejamento e Gestão Ambiental; II – Análise, Planejamento e Gestão dos Espaços Urbano e Rural e III – Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia.
No ano de 2007, foi elaborada a proposta de reforma curricular aprovada pelos Colegiado do Programa, Conselho do Instituto de Geografia e Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade (aprovação em janeiro de 2008). Nessa reforma realizou-se apenas pequenos ajustes no quadro de disciplinas, com a reformulação de algumas e a criação de outras.
No ano de 2015, o Colegiado passou a realizar uma ampla revisão para reformulação do Regulamento, envolvendo discussões com o corpo docente credenciado no Programa entre os anos 2016 e 2017. A Resolução SEI-UFU nº. 05 de 2018 do Conselho de Pesquisa e Pós graduação da UFU aprovou o novo Regulamento do Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia, que estruturou o PPGEO em uma área de concentração intitulada “Dinâmicas Territoriais e Estudos Ambientais” e em três Linhas de Pesquisa, que comportam docentes, disciplinas e atividades específicas, a saber: I – Dinâmicas Territoriais; II – Estudos Ambientais e Geotecnologias e III – Educação Geográfica e Representações Sociais.
Ressalta-se que desde 2018, atendendo à resolução nº 06/2017, do Conselho de Pesquisa e PósGraduação da UFU, o Programa de Pós-Graduação em Geografia vem implementando políticas afirmativas, reservando 20% das vagas a pretos, pardos e indígenas nos processos seletivos para ingresso.
Entre 1998 e 2020 foram defendidas 504 dissertações de mestrado e 205 teses de doutorado e podemos afirmar que ao completar 23 anos, em 2020, observa-se o reconhecimento nacional do PPGEO-UFU o seu destaque entre os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia.
I - Desenvolver pesquisas na área de Geografia com o intuito de promover inovações teóricas e práticas nestas áreas do conhecimento e, assim, o aprimoramento científico, tecnológico e a melhoria do ensino
II - Proporcionar a formação de profissionais capazes de pesquisar, diagnosticar e solucionar problemas de interesse regional e nacional.
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Cartografia e Sensoriamento Remoto - LACAR
- Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos
- Laboratório de Ensino de Geografia - LEGEO
- Laboratório de Ensino de Geotecnologias - LAEG
- Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP
- Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA
- Laboratório de Geografia Cultural e Turismo
- Laboratório de Geografia Médica e Vigilância em Saúde Ambiental - LAGEM
- Laboratório de Geomorfologia e Erosão de Solos - LAGES
- Laboratório de Geoprocessamento
- Laboratorio de Pedologia e Estudos da Paisagem - LAPEP
- Laboratório de Planejamento e Educação Ambiental - LAPEA
- Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - LAPUR
- Laboratório de Trânsito e Transporte
- Museu de Minerais e Rochas
- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos - NEPERGE
- Núcleo de Pesquisa em Geografia e Memória - NUGEM
- Programa de Educação Tutorial - PET